terça-feira, 15 de maio de 2012

Vergonha: O jeito CAEMA de trabalhar!

Do Blog de Luis Cardoso



falta d'água em São Luís é constante. Foto: Kamaleão
falta d'água em São Luís é constante. Foto: Kamaleão
A maioria dos bairros da capital permanece sem água. Alguns há mais de 20 dias sem cair um pingo do líquido precioso nas torneiras. Em outros a água vem um dia e falta dois.
Ainda assim, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) decidiu punir mais ainda o coitado do consumidor: anunciou já para este mês de maio aumento nas tarifas. Será em média de 50%. Ou seja, o amigo leitor pagará a mais, metade do que já paga todo mês, mesmo sem água.
O trecho Itaqui Bacanga, assim como o Centro da cidade, são os que mais sofrem com o precário ou quase inexistente sistema de abastecimento de água.
Ontem os dirigentes da Caema anunciaram uma solução que em nada resolverá a questão. Contrataram por mais de R$ 5 milhões 50 carros pipa para amenizar a situação. Ao todo serão atingidas cerca de 16 mil famílias. O volume não dará nem para resolver o problema do eixo Itaqui Bacanga. Exceto se o abastecimento for apenas uma vez por semana. Aí vai ficar pior ainda.
Entra governo e sai governo e tudo mundo sabe que a solução é a duplicação ou renovação do sistema Italuis. Ele foi implantado quando João Castelo foi governador do Maranhão, há mais de 30 anos.
Todas as vezes que rompre a adutora do Italuis, logo a Caema anuncia publicação do edital para contratação dos serviços, por algo em torno de R$ 107 milhões. O Governo do Estado já jogou fora ou no ralo quantia superior ao que a Caema pretende, esquecendo que água é saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário